• Tradição, Double S, Coppo de Grécia, Coppo de Veneto e BIG – 30% de inclinação.
• Plana – 50% de inclinação (sem a manta de subcobertura Freshfoil). Podendo ser até 35% com o uso obrigatório da manta de subcobertura Freshfoil.
Essas informações estão indicadas no item 1 do Folheto Técnico, na seção Normas para Projeto e na Tabela I – Inclinações mais usadas.
Galga é a distância entre o eixo das ripas.
• A galga máxima para os perfis 10,4 peças/m² é de 32 cm, já a galga inicial (distância entre ripas na primeira fiada do beiral) é de 29 cm.
• Para o perfil BIG, a galga máxima é de 40,5 cm e a galga inicial é de 36 cm.
Galga para os perfis 10,4 peças/m²:
Galga para o perfil BIG:
• Perfis 10,4 peças/m²: sobreposição longitudinal mínima de 10 cm. Já a sobreposição lateral será sempre de 3 cm.
• Perfil BIG 7,5 peças/m²: sobreposição longitudinal mínima de 7 cm. Já a sobreposição lateral será sempre de 3,7 cm.
• Perfis 10,4 peças/m²: 42 cm de comprimento e 33 cm de largura.
• Perfil BIG 7,5 peças/m²: 47,5 cm de comprimento e 36,5 de largura.
• Tradição, Double S, Coppo de Grécia, Coppo Veneto e Plana: 10,4 telhas por metro quadrado (10,4 peças/m²).
• BIG: 7,5 telhas por metro quadrado (7,5 peças/m²).
Não existe indicação de qual a inclinação máxima, porém existem algumas recomendações:
• Perfis Tradição, Double S, Coppo de Grécia, Coppo Veneto e BIG: as telhas devem ser amarradas no caso de inclinações superiores a 96%.
• Perfil Plana: as telhas devem ser amarradas no caso de inclinações superiores a 130%.
Todas as telhas Tégula possuem um pré-furo na parte superior, portanto esse pré-furo deve ser terminado com uma broca de vídea. Em seguida, as telhas devem ser fixadas na ripa, com arame galvanizado ou cobre de tamanho nº 18.
Para os perfis Tradição, Double S, Coppo de Grécia e Coppo Veneto há a possibilidade de realizar a fixação utilizando o Clipe de Fixação Tégula.
Pela norma NBR 13858-2 – Telhas de Concreto – Parte 2: requisitos e métodos de ensaio, pode absorver no máximo 10% de água. Já as telhas de cerâmica tendem a absorver 18%.
Segue abaixo a resistência mínima à flexão, que as telhas devem ter:
• Tradição, Coppo de Grécia e Coppo Veneto: 240 kgf.
• Double S e BIG: 200 kgf.
• Plana: 120 kgf.
Obs.: essa resistência é a mínima que deve sair de fábrica. No entanto, tende a ser maior. Com o tempo, por ser uma peça de concreto, essa resistência pode aumentar ainda mais.
A Tégula indica apenas o tamanho da galga – que é o espaçamento entre as ripas e a bitola delas – que deve ser de, no mínimo, 5 cm x 2 cm.
Já os caibros, terças e tesouras são elementos estruturais, e os espaçamentos e bitolas desses itens devem ser calculados por um profissional habilitado.
Sugestão de madeiramento do telhado Tégula – bitolas e espaçamentos:
• Ripas (ou sarrafos): 5 cm x 2 cm, com galga máxima de 32 cm.
• Caibros: 5 cm x 6 cm, com espaçamento de 50 a 60 cm.
• Terças: espaçamento máximo de 1,50 m (sua bitola varia em função do espaçamento das tesouras).
As tesouras, pontaletes e outros elementos estruturais deverão ser dimensionados por um profissional habilitado.
Deve-se utilizar apenas água pressurizada por uma máquina pressurizadora, mantendo uma distância de 15 cm entre o bico do equipamento e a superfície da telha.
A ferramenta deve ter, no mínimo, os seguintes requisitos para uma boa limpeza:
• Pressão mínima: 1160 lb/pol² (80 bar).
• Vazão mínima: 400 l/h (litros/hora).
SEGURANÇA:
Antes de subir no telhado, garanta que o profissional esteja devidamente equipado com os itens de segurança (cinto tipo talabarte, corda e ancoragem – para o caso de mal súbito ou queda). A máquina pressurizadora também deverá estar amarrada.
Cabos PP – com garantia de trabalhar molhado – e conexões elétricas devem estar em perfeitas condições de uso. Uma eventual emenda também deverá estar protegida da umidade.
A Tégula indica comprar, no mínimo, 2% a mais, devido às possíveis quebras de transporte e 3% a mais pelas perdas durante o manuseio e a instalação.
• Telhas Tradição, Double S, Coppo de Grécia e Coppo Veneto: 10,4 peças/m².
• Telha BIG: 7,5 peças/m².
• Cumeeira e Cumeeira Plana: 3 peças/m.
• Capa Lateral: 3 peças/m.
• Terminal direito e esquerdo: 3 peças/m.
Resumidamente, as telhas de concreto são feitas com cimento de alta resistência, areia lavada, água e pigmentos de óxido de ferro, num processo de moldagem a alta pressão e curadas a 60 °C por um período de 8 horas.
A resina (acrílica à base de água) deve ser aplicada com pincel, rolo ou pistola.
O galão contém 3 litros de resina e o produto deve ser dissolvido em água na proporção de 1:1, ou seja, a cada 1 litro de resina, deve ser adicionado 1 litro de água.
Cada galão rende, em média, 62 m² por demão.
Para melhor efeito estético, aconselhamos aplicar duas demãos – sendo a segunda aplicação no dia seguinte à primeira.
As telhas devem ser armazenadas em local limpo e nivelado, nunca diretamente com o solo e empilhando no máximo 3 fiadas de telhas na vertical.
Lembrando que as extremidades devem possuir telhas empilhadas horizontalmente para manter as fiadas firmes e apoiadas, e que a parte superior do produto (onde existe o pré-furo) deve ficar voltada para baixo.
A Tégula não tem indicação para o traço de argamassa, visto que o objetivo dela é apenas a fixação das telhas. Portanto, não há a necessidade de ser impermeabilizada ou de possuir muita resistência.
Um pote de pigmento deve ser misturado com um saco de cimento de 50 kg – preferencialmente do tipo branco.
Cada pote pode emboçar, em média, 30 cumeeiras.
Sempre da direita para esquerda, de baixo para cima.
A Tégula possui 2 acabamentos:
• Clássico: mais rústico. Não recebe camada de resina direto da fábrica.
• Performance: recebe a aplicação de resina no processo de fabricação.
A resina não é impermeabilizante – essa característica é garantida pela própria compactação das telhas. Sua função é oferecer um diferencial estético e durabilidade à cobertura, bem como manter as telhas limpas por mais tempo.
O acabamento Prime, por sua vez, é exclusivo para a Telha Tradição – ofertada em 4 cores diferenciadas (Vermelho Tinto, Cinza Ebony, Marfim Mediterrâneo e Branco Alva). Ele consiste na aplicação de uma camada fina de mineral de alta resistência (areia fina) com alta pressão e, posteriormente, da resina – promovendo um aspecto mais liso e brilhante, comparado aos demais acabamentos.
Para a aplicação do Ruflex, a superfície de contato (parede e telha) deve estar limpa, lisa e seca. Para as paredes que estiverem soltando partículas, recomenda-se a aplicação de fundo selador.
Obs.: nunca aplique em paredes rugosas, como paredes com texturas, chapiscadas etc.
Quando o Ruflex terminar com uma borda voltada para cima, deve ser aplicado o Veda Rufos e Calhas ou adotar alguma solução que proteja essa borda de exposição a intempéries, evitando o descolamento e a infiltração.
Ofertamos duas opções de Freshfoil: o Super, com uma só face aluminizada, e o Premium, com ambas as faces aluminizadas.
A instalação deve ser feita sobre os caibros, desenrolando os rolos horizontalmente e, depois, fixando a manta com os contracaibros (uso obrigatório).
Obs.: a sobreposição entre as faixas da manta deve ser de, no mínimo, 10 cm.
• Telhas de concreto: 20 anos (resistência e impermeabilidade, a estética não é coberta pela garantia).
• Acessórios: 5 anos.
• Louças: 10 anos (cerâmica da louça) e 1 ano para componentes mecânicos.
• Thermocomfort: 5 anos.
• Sistema de aquecimento solar: 3 anos.
• Microbomba: 1 ano.
• PCI: 1 ano.
O Ruflex pode ser instalado em superfícies metálicas, alvenaria, madeira, entre outras. Deve apenas ser lisa e não estar soltando partículas.
Sim, o TopFlex pode ser instalado em qualquer telha, desde que esteja limpa e seca, e que a largura do produto consiga suprir o vão formado entre os panos na linha de cumeeira.
A Telha Cristal está disponível em todos os perfis da Tégula, e é composta por um acrílico de alta resistência.
Garantimos o encaixe das Telhas Cristal apenas nos perfis da Tégula. Em perfis de outras marcas, não se pode assegurar esse mesmo encaixe, por isso, recomenda-se um teste prévio.
A Janelas Domus 6 Telhas pode ser utilizada em qualquer perfil 10,4 peças/m² da Tégula. Enquanto a Janela Domus 4 Telhas é indicada para o perfil BIG.
Para outros tipos de telhas, as Janelas Domus até podem ser aplicadas, porém, provavelmente, a cobertura terá de passar por adaptações no madeiramento e recortes nas telhas.
Não. As telhas de concreto são mais pesadas unitariamente, porém, por metro quadrado (m²) tendem a ter o mesmo peso das telhas de cerâmica.
Além disso, elas absorvem menos água, deixando o seu peso “molhado” por metro quadrado menor que o das telhas de cerâmica sob a mesma condição.
Não. A caixa-d’água pode ser utilizada apenas como reservatório de água potável e não deve ser enterrada como as cisternas.
Todos, exceto para a telha Plana, visto que ela não tem ondulações, dispensando a utilização do acessório.
Já para outros tipos de telha, deve-se verificar a altura da ondulação, que deve ter no máximo 6,5 cm.
Para proporcionar a ventilação térmica, é necessária a circulação de ar e, consequentemente, uma entrada e uma saída de ar. Essa solução deve ser analisada com o técnico especificador/construtor.
Com relação aos nossos produtos, o Freshfoil promove uma redução de até 5 °C.
Será necessário realizar adaptações nas telhas, furando-a com uma serra copo e ajustando um PVC.
Lembrando que os adesivos à base de poliuretano podem ser utilizados para a vedação, como o Veda Rufos e Calhas ou pedaços de manta de subcobertura (Freshfoil).
Não. A finalidade do TopFlex é promover uma instalação de cumeeira seca, sem o uso de argamassa. Além disso, ele proporciona os seguintes benefícios:
• Garantia contra vazamentos na linha de cumeeira.
• Molda-se quando a madeira “trabalhar” com o passar dos anos.
Porque os complementos e telhas possuem um processo produtivo distinto, causando uma possível diferença de tonalidade – conforme está previsto na Norma 13858-2:2009.
Sim. Esse produto não possui restrição de lado como os terminais, e é indicado para todos os perfis – exceto telha Plana.