Arquitetura Neoclássica: conheça o estilo e suas inspirações

O Neoclassicismo surgiu em meados do século XVIII, como oposição ao Barroco e ao Rococó, e o descobrimento das cidades italianas de Pompeia e Herculano teve uma grande contribuição nisso. O estilo, empregado até o século XIX, é cheio de referências greco-romanas, presentes em construções residenciais e edifícios públicos. Neste artigo, vamos explicar suas principais características, como a arquitetura Neoclássica chegou ao Brasil e qual é a influência nas casas. Continue lendo.

Principais características do Neoclássico
A arquitetura Neoclássica traz construções funcionais, onde há mais simplicidade na sua composição, simetria e formas regulares, sistemas construtivos mais simples, técnicas avançadas, uso de cúpulas e frontões. Ambientes monocromáticos e de tons suaves também fazem parte desse estilo, dão um ar mais sofisticado, além do uso de mármore, granito e madeiras para revestimento de pisos, bancadas e paredes. As construções eram entendidas como símbolo de autoridade e poder; não é à toa que muitos membros da burguesia aderiram ao estilo para expressar seus valores.

A arquitetura Neoclássica no Brasil
A tendência chegou ao Brasil com a família real portuguesa e, em 1816, recebeu um grupo chamado Missão Artística Francesa, composto por pintores, arquitetos, escultores, gravadores de peças, mecânicos, ferreiros e outros profissionais. Entre esses integrantes, estava o arquiteto Grandjean de Montigny, responsável pelo projeto da Academia Imperial das Belas Artes, inaugurada em 1826, no Rio de Janeiro.

Casas Neoclássicas
Como já mencionamos, a arquitetura neoclássica tem como característica a rigidez das formas e o equilíbrio da construção por meio da simetria. A utilização de elementos com padrões greco-romanos – mármore, cores claras, cúpulas, frontões e colunas – é muito comum. Abaixo, temos um exemplo de uma residência com elementos do Neoclássico.

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Image_Widget”][/siteorigin_widget]

O Neoclássico ainda é utilizado na arquitetura, seja como apelo principal ou apenas através de inspirações. Se você gostou das características e quer adotar o estilo para sua residência, fale com um arquiteto ou designer, mostre referências e elementos que mais gosta; assim, eles podem criar o ambiente perfeito e equilibrado.

Gostou do artigo? Compartilhe.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail!

×